ensaios - arquivo (em ordem cronológica retroativa)



janeiro 2013

4x Holy Motors
O filme de Leos Carax recebe múltiplos olhares da redação de Cinética


dezembro 2012

Colando espelhos
Os 10 anos de produção da Teia, exibidos pelo Cine BH
por Juliano Gomes



A imagem das palavras
Os desgastes da adaptação em Djalioh, de Ricardo Miranda
por Fábio Andrade


novembro 2012

Era Uma Vez a América
Um olhar sobre Foreign Parts, filme inédito nos cinemas brasileiros
por Fábio Andrade


setembro 2012

Nossos horrores de todo dia
Uma apresentação da obra do cineasta de Hong Kong, Soi Cheang

por Filipe Furtado


agosto 2012
O cinema de Jia Zhang-ke
Ensaio e artigos sobre os filmes do cineasta chinês


junho 2012

Relatório sobre uma rocha no fim da Europa
Texto sobre o filme É Na Terra, Não é Na Lua, de Gonçalo Tocha

por Filipe Furtado


maio 2012
O cinema segundo Edgard Navarro
Três textos relembram os filmes feitos por Edgard Navarro até O Homem que Não Dormia


De novo, (a)os curtas
Dois anos depois, um retorno ao universo do curta-metragem nacional



março 2012

Hugo Cabaret: a féerie prostituída
Scorsese e o fetiche de ser contemporâneo de Méliès
por Luiz Soares Júnior


Sagrada perversão
Sergio Leone e seu punhado de dólares
por Fábio Andrade

setembro 2011

Andy Warhol: duas teses, dois impasses
Olhar sobre a obra cinematográfica do artista
por Luiz Soares Júnior


agosto 2011

Entre os rasgos da modernidade
Dias de Ira, de Carl Theodore Dreyer
por Fábio Andrade


O processo da verdade
Hellman, Kiarostami e alguns vícios da contemporaneidade
por Fábio Andrade


Meia noite sem Paris
O cinema de catálogo de Woody Allen
por Cléber Eduardo


julho 2011

Movimento puro
Variações em torno do cinema de Hou Hsiao-hsien


junho 2011

Das ruínas
Livre reflexão a partir de duas exceções: Os Residentes e Santos Dumont: Pré-Cineasta?
por Francis Vogner dos Reis



abril 2011

Ressuscitando o western
De Anthony Mann aos irmãos Coen
por Rafael Castanheira Parrode


fevereiro 2011
Por um cinema pós-industrial
Notas para um debate - ecos de Tiradentes
por Cezar Migliorin


janeiro 2011
Dois filmes filipinos
A Ilha do Fim do Mundo, de Raya Martin

Manila nas Garras de Neón, de Lino Brocka
por Luiz Soares Júnior


dezembro 2010

Pedro Costa em palavras
Série de textos a partir dos filmes do diretor português


novembro 2010

O brilho do lago
Notas sobre um filme raro, acerca de Brilho de Uma Paixão

por Fábio Andrade


julho de 2010
Imagens da Copa
Dois pontos sobre a Copa do Mundo nas imagens da TV
por Cléber Eduardo


abril de 2010

Golpe de vista
A câmera e seu lugar em Um Homem Sério, Ilha do Medo e Direito de Amar
por Fábio Andrade


março de 2010
Um ano de curtas
Vários textos analisam o cinema brasileiro que mais nos moveu no último ano



Entre o maquínico e o alquímico
Cinema e arte contemporânea, 1a parte
por André Brasil


setembro de 2009

Um cinema que não se esgota
Aquele Querido Mês de Agosto, A Erva do Rato, Moscou: novos olhares


julho de 2009

Do instantâneo à efígie
Um outro olhar sobre Milk (lançado em DVD) e a obra de Gus Van Sant
por Luiz Soares Júnior


maio de 2009

Primeira viagem a Moscou
Quatro textos sobre o novo filme de Eduardo Coutinho


Vestígios de três mostras de cinema
Chantal Akerman, Marguerite Duras, Stan Brakhage


abril de 2009

Um ano de cinema
Série de artigos relembra os momentos mais fortes do cinema em 2008


Os últimos dias de um lutador
Aronofsky à luz de Gus Van Sant
por Fábio Andrade


janeiro 2009
Personagens em questão
Diferentes registros da relativização dos erros
por Cléber Eduardo


O que é e o que não é
Breves notas sobre o caso Gomorra
por Francis Vogner dos Reis



dezembro 2008
Filme-túmulo
A barbárie de Godard em Histoire(s) du Cinéma

por Luiz Soares Júnior

Noites Estrangeiras
Os mundos intrusos de F. W. Murnau
por Fábio Andrade


Uma tragédia na Alemanha
O mundo em movimento de A Última Gargalhada
por Julio Bezerra



novembro 2008
Retaguarda da vanguarda
Ou quando e porque defender uma postura de cinema
por Francis Vogner dos Reis


Memória cheia
Ao fim da memória e da história, o cinema sobrevive
por Paulo Santos Lima

Vida e morte de um olhar
Fragmentos de memória do Festival do Rio 2008
por Fábio Andrade


outubro 2008

Sympathy for Godard
Ensaios do mundo - parte 2
por Andre Brasil


setembro 2008

Ensaio de uma revolução
Ensaios do mundo - parte 1
por Andre Brasil


Em torno de Resnais
Série de textos a partir da retrospectiva completa dos filmes do cineasta francês

São Paulo em trânsito
Um movimento "de vagar" no cinema paulistano
por Cléber Eduardo


Do trânsito ao transe-to
Descontrole e desorientação em três filmes paulistas
por Ilana Feldman


agosto 2008

O triângulo amoroso, ontem e hoje
Claude Chabrol e Catherine Breillat olham o puritanismo dos séculos 19 e 21
por Fabio Diaz Camarneiro


julho 2008

Integridade ou revisionismo?
A questão humana de Klotz e de David Mamet
por Francis Vogner dos Reis

Entre a precisão e o controle
As relações entre câmera e personagem em A Questão Humana
por Cléber Eduardo


Três sequências: o/um mundo em imagens
Sur la Plage de Belfast, de François Imbert
por Cezar Migliorin


A imagem e o Infinito
Moisés e Aron, de Straub/Huillet
por Luiz Soares Júnior


junho 2008
A catedral esquizóide de Glauber
Lançado em DVD, momento de voltar a A Idade da Terra
por Luiz Soares Júnior


maio 2008

Uma questão de revelação
Por que Serras da Desordem é uma verdadeira aventura cinematográfica
por Francis Vogner dos Reis


Objetos sujeitos?
As delicadas relações entre autores e personagens no documentário
por Cléber Eduardo

Do(i)s tratados da "pobrologia"
Os documentaristas e a miséria, segundo a Rede Globo e revista Veja
por Lila Foster


A fotografia em cena, a fotografia encena
Os vários usos das fotos no documentário brasileiro recente
por Cléber Eduardo


Passageiro do tempo
Em Além dos Trilhos, Wang Bing realiza mais que um filme grandioso
por Fábio Andrade


abril 2008

As três dimensões de Joana D'Arc
Roberto Rossellini e Ingrid Bergman encenam vida, morte e mito da personagem
por Luiz Soares Júnior

Não há realidade, só filmes
A descoberta de um filme sérvio quase desconhecido
por Nikola Matevski

especial cinema americano hoje
Câmeras em todos os lugares
O cinema digital invade os blockbusters da temporada
por Eduardo Valente

especial cinema americano hoje
Onde a ordem não tem vez
Caminhos e trilhas do cinema americano atual
por Cléber Eduardo

especial cinema americano hoje

Genealogia do defeito
Explosões de violência entre o homem e o mundo
por Paulo Santos Lima

especial cinema americano hoje
A potência da incompreensão
O cinema dos irmãos Coen,
de Gosto de Sangue a Onde os Fracos não Têm Vez

por Rafael Ciccarini

especial cinema americano hoje

Em cores
Um olhar sobre o universo de Tim Burton
por Fábio Andrade

especial cinema americano hoje
Uma beleza brutal
A imagem do cinema de Paul Thomas Anderson
por Paulo Santos Lima

especial cinema americano hoje
De volta para o futuro?
O que os anos 70 podem nos dizer sobre hoje
por Ronaldo Passarinho


marco 2008
retrospectiva 2007

Masculino, Feminino
Quatro filmes nos levam a um passeio entre os gêneros
por Lila Foster

retrospectiva 2007
Uma imagem que nasce de uma imagem, que nasce...
2007 foi generoso em filmes onde a imagem é assunto central
por Cléber Eduardo

retrospectiva 2007
O corpo que ri
Mudanças de humor na comédia americana

Outros corpos
A superfície profunda da pele em Apichatpong e Hong Sang-soo
por Fábio Andrade


fevereiro 2008

O fechamento de uma linha de fuga
Um caminho de dez anos, de Central do Brasil a Tropa de Elite
por Cléber Eduardo

retrospectiva 2007

Entre as imagens e os números
Caminhos do cinema brasileiro ao longo do ano
por Cléber Eduardo


janeiro 2008
retrospectiva 2007

2007 em três filmes
Como Abel Ferrara, Alain Resnais e Jia Zhang-ke marcaram o ano no cinema
por Luiz Soares Júnior

retrospectiva 2007

Os porquês de uma lista pessoal
Os 30 melhores filmes de 2007 (ou "por que fazer uma lista?")
por Francis Vogner dos Reis

retrospectiva 2007

Quando as palavras cantam, as imagens deliram
Transe e delírio em Aboio e Andarilho
por André Brasil


dezembro 2007

Fantasmas do celulóide
L'enfant secret, obra de transição na carreira de Philippe Garrel
por Luiz Soares Júnior


outubro 2007

A serviço do Capitão Nascimento
Tropa de Elite, ainda
por Luiz Soares Júnior



setembro 2007

Última foto e a possibilidade da imagem
por André Brasil e Cezar Migliorin


agosto 2007
Produto do autor, produto do seu tempo
Uma aprovação dissonante a Possuídos
por Cléber Eduardo


julho 2007
Autor-personagem, personagem-autor
Em debate: Baixio, Munique, Assis, Spielberg, Everardo, Avner
por Cléber Eduardo


Cineastas-doutores para um mundo doente (mas atraente)
Frente à falência do Homem, o cinema não relaxa - mas goza
por Eduardo Valente


Voltando para o mundo
News from Home, de Chantal Akerman
por Luiz Soares Júnior

Mundo desgarrado
Um primeiro olhar sobre Andarilho, um dos filmes brasileiros em Veneza
por Cezar Migliorin



junho 2007
especial 1 ano

Filmar, hoje, um corpo
O que é construir um personagem? O que pode um corpo no cinema?
por
Felipe Bragança

Lisa, o diabo, as marionetes
O mais esplendoroso filme de Mario Bava
por Luiz Soares Júnior


Todo o cinema do mundo
Num curta de 3 minutos, a volta de Michael Cimino
por Diego Assunção


maio 2007
Stan Brakhage: fantasmagoria da expressão
Um olhar sobre o trabalho de um dos mais importantes cineastas experimentais
por Luiz Soares Júnior

Três projetos estéticos em Cannes
Os três curtas brasileiros exibidos no Festival de Cannes de 2007
por Cléber Eduardo


30 fragmentos sobre o cinema (do lugar do espectador)
Pensamentos a partir da obra de Hiroshi Sugimoto
por Cezar Migliorin

Passeando pelos corredores infinitos
Estréia da seção dedicada ao cinema que só está disponível pela web
por Luiz Soares Júnior


fevereiro 2007
Entre o talento, o acaso e a tragédia
Mobilidade social e pobreza no cinema brasileiro contemporâneo
por Cléber Eduardo

Em movimento
Identidades flexíveis e relações com o espaço em cinco filmes brasileiros
por Cléber Eduardo


janeiro 2007
O bruto é sublime em O Atalante
por Paula Belchior

Onde estão as alternativas?
Limitações e potencialidades de um mercado de cinema cada vez mais formatado
por Eduardo Valente


dezembro 2006
O Homem e o Mundo
A força do cinema poético de Cao Guimarães,
em seus dois últimos filmes

por Lila Foster

Gambiarras de Cao
por Cezar Migliorin


novembro 2006
Do privado ao político
O trabalho particular de Carlos Magno
por Cezar Migliorin


Paisagens afetivas
Destaque na programação dos festivais, a descoberta dos Diários de David Perlov
por Ilana Feldman e Cléber Eduardo



outubro 2006
Segundos passos
Uma geração de cineastas brasileiros chega ao segundo longa-metragem
por Cléber Eduardo



setembro 2006
Sedução da Carne: Decadência, História, Realismo e Melodrama
por João Luiz Vieira

Filmar, hoje, uma cidade
por Felipe Bragança


agosto 2006
Descobertas de Varda
por Juliana Cardoso

Estamira: personagem herzogiana?
por Eduardo Valente


maio 2006
Cassavetes, o real e o mortal
por Paulo Santos Lima

Complexo de brasilidade
por Francis Vogner dos Reis

Documentário e ritmo
por Cezar Migliorin

Presente perdido, olhares com passado
por Cléber Eduardo

A Menina Santa, de Lucrecia Martel
por Fábio Diaz Camarneiro

Os Sertões (Árido, Máquina, Aspirinas)
por Kleber Mendonça Filho

Sob o risco da ficção
por Ilana Feldman


« Volta