in loco
A premiação de Berlim 2007
por Leonardo Mecchi

No fim das contas, o Urso de Ouro foi para Tuya's Marriage, filme que retrata de maneira quase antropológica uma cultura em extinção – a dos nômades da Mongólia. Já o Urso de Prata de Melhor Direção foi para Joseph Cedar, pelo seu drama de guerra Beaufort. Assim, como já é habito, o Festival de Berlim priorizou em suas duas principais categorias este ano obras de forte teor político.

Curiosamente, a premiação de Tuya's Marriage acabou sendo também um tiro pela culatra em termos políticos, já que o outro filme chinês em competição, Lost in Beijing envolto em polêmica por não ter tido sua exibição autorizada pelo governo chinês – acabou saindo de mãos abanando. Em minha humilde opinião, qualquer que seja o critério utilizado para sua avaliação, Lost in Beijing é um filme bem superior, não apenas a Tuya's Marriage como a grande maioria dos filmes em competição.

Já Cedar, que subiu ao palco para receber seu premio usando um kipá, foi incisivo em seu discurso de agradecimento, desejando que com seu filme (que retrata a retirada de Israel de Beaufort, uma fortaleza ocupada durante a guerra contra o Líbano) os lideres do mundo aprendam a temer a guerra e, principalmente, a saber quando terminá-las.

O prêmio mais disputado da noite era o de Melhor Atriz, com quatro nomes fortes na corrida: Marion Cotillard (por La Mome - La Vie en Rose), Marianne Faithfull (por Irina Palm), Yu Nan (por Tuya's Marriage) e Nina Hoss (por Yella). Acabou prevalecendo a prata da casa, e a alemã Nina Hoss levou o premio numa decisão que, se divide opiniões (como qualquer outra dividiria), faz justiça à bela atuação de Hoss que sustenta o filme.

A América Latina levou dois prêmios, ambos para o argentino El Otro, de Ariel Rotter (Grande Prêmio do Júri e Melhor Ator, para Julio Chavez), filme que tentei, tentei, mas não consegui ver. O Urso de Prata para Contribuição Artística ficou para o elenco de O Bom Pastor, de Robert de Niro, que conta com um rol de estrelas como Matt Damon, Angelina Jolie, Alec Baldwin, William Hurt, Timothy Hutton, Joe Pesci e o proprio De Niro. E o Prêmio Alfred Bauer, entregue ao filme considerado o mais inovador do festival, foi para o novo filme de Park Chan-wook, I'm a Cyborg, But That's Ok. Por fim, o prêmio para Melhor Música foi para o britânico Hallam Foe, de David Mackenzie, e o prêmio para Melhor Longa de Estréia, foi para o indiano Vanaja – que concorria na seção "Generation 14plus", de filmes para crianças e adolescentes.


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