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in loco - 43o festival de brasília
Dia 3: Habitar e ser habitado
por Fábio Andrade

A princípio, a decisão de agrupar todos os filmes de cada sessão da competição em um mesmo texto pode parecer um tanto automática, mas neste Festival de Brasília o formato se justifica: em todas as sessões até agora foi perceptível o cuidado em reunir filmes que dialogam de maneira bem instigante, por vezes nada óbvias. No terceiro dia de competição, três propostas artísticas absolutamente distantes se reuniam em torno de uma questão bastante em voga na arte contemporânea: a ocupação dos espaços e a participação deles nas vidas de quem os habita.

Acercadacana, de Felipe Peres Calheiros (Brasil, 2010)
Braxília, de Danyella Proença (Brasil, 2010)

Acercadacana, de Felipe Peres Calheiros é um documentário com causa: usar o cinema como ferramenta de enfrentamento político e justiça social. Maria Francisca Lima é a última resistente desde que uma empresa produtora de etanol decidiu expulsar as famílias que, por gerações, trabalhavam em suas terras. O filme reconta a história de Maria Francisca e documenta algumas ações dos seguranças da empresa para intimidar sua família. Acercadacana tem uma visível crença no poder da imagem em servir a uma causa que lhe é exterior, mas há pouco no filme que manifeste a crença na imagem por si só. Em toda sua justeza e urgência, o filme nunca se confirma como uma experiência cinematográfica realmente memorável.  

BraxíliaBraxília, de Danyella Proença, tenta levar ao cinema parte da poesia intervencionista do poeta local Nicolas Behr. Além de depoimentos do poeta, o filme promove pequenas ações diretas na cidade inspiradas em seu trabalho, muitas vezes protagonizadas pelo próprio - um pouco como a troca do "s" por um "x"é o suficiente para reconfigurar Brasília como uma cidade imaginável. Essas pequenas esquetes brigam com a dureza do urbanismo da cidade, injetando leveza no filme como a poesia de Nicolas Behr tenta fazer em relação à própria Brasília. Com isso, Braxília se torna uma curiosa resposta à relação entre as pessoas e a cidade em Insolação, de Felipe Hirsch e Daniela Thomas, também realizado em Brasília: ambos aproveitam a geometria da arquitetura modernista na composição rigorosa dos quadros, mas enquanto Hirsch e Thomas deixavam o filme patinar em um encanto formal que acabava de esmagar suas personagens, Danyella Proença trabalha essa oposição de forma a destacar sua opressão. Mesmo sem maior brilho ou força, o filme se escora em um gesto admirável de resistência artística: diante da frieza alienante do projeto modernista, Braxília cobre cada parede de pedra branca com um pouco de poesia.

Os Residentes, de Tiago Mata Machado (Brasil, 2010)

Os ResidentesEm certo momento de Os Residentes, longa-metragem de Tiago Mata Machado, o grupo de artistas-guerrilheiros que protagoniza o filme faz um treinamento com armas que não existem, esquivando-se de um inimigo imaginário que ele combate com granadas invisíveis. A cena é emblemática pela clareza do ato que se anula na convivência com seu próprio não-ato e que, citando Jacques Rancière a respeito de Édipo Rei em O Inconsciente Estético, "é aquele que sabe e não sabe, que age absolutamente e que padece absolutamente. Ora, é precisamente através dessa identidade de contrários que a revolução estética define o próprio da arte". É desnecessária, portanto, a cena em que um dos integrantes do grupo picha, em letras garrafais, suas ambições em portas de armário: Os Residentes é um produto da estética.

Muito apropriadamente, o filme se configura no acúmulo de esquetes que, mesmo tendo uma relação vagueante com o todo narrativo, se esgotam em sua própria existência individual. Podemos sair do excesso como estratégia artística de um Leos Carax para conversas que remetem diretamente à economia dos filmes de Andy Warhol; as vinhetas combinam elementos de pop art com deformações da op art; toda uma estratégia de pose é desmontada na auto-ironia de uma pergunta que Melissa Dullius faz a Gustavo Jahn (não à toa, artistas e cônjuges na vida real), em uma cena de diálogo absolutamente admirável: "tu acha que eu sou uma encenação?";

CachoeiraEssa consciência aguda de seus próprios limites é o que configura Os Residentes como um filme impressionante mas também um tanto irritante em sua coerência: toda afirmação é posteriormente negada, toda postura tomada é debochada na cena seguinte, todo saber é contrastado ao seu não-saber, toda ação é confrontada ao seu próprio padecimento. Os Residentes é, portanto, um produto estético por excelência, flutuante em sua própria latência, coerente a um regime artístico fundado na incoerência de sua própria existência, na ausência de fim que é sua finalidade. É um filme que se joga no futuro com olhos que fetichizam as guerrilhas do passado, mas que, ao mesmo tempo, sabe que fetichizar a luta é a maneira de exterminá-la por completo. Como Édipo, as personagens de Os Residentes fazem da vida e do pensamento uma enfermidade, e de sua impotência uma potência. Os artistas sobem paredes, ocupam espaços, cobrem de terra a geometria dura de um telhado, promovem inversões muito contemporâneas do dentro e do fora (dilema principalmente encarnado na personagem de Dellani Lima)... mas, no fim das contas, a casa vai ao chão, e o artista retoma sua tarefa de Sísifo, empurrando morro acima suas pedras invisíveis. Os Residentes é um longo prólogo de um filme que nunca chega a começar. 

CachoeiraMas se Os Residentes é um acúmulo de imagens, é preciso ir ao encontro delas. É aí que a relação com o filme se complica, pois em todos os seus ditos não-ditos, em toda sua coerentíssima incoerência, em toda sua sofisticada ingenuidade, os planos do filme se instalam na memória, perturbam por sua plasticidade (muito fundada em um trabalho excepcional de fotografia de Aloysio Raulino), instigam pela solidez conferida a tudo que o filme afirma volátil. É aí que o golpe maior se realiza: ao mesmo tempo em que ele se afirma absolutamente ideológico, panfletário até, a força de suas imagens transcende a ideologia. Diante de fragmentos de extraordinária potência, a ideologia que os costura se torna praticamente irrelevante. Sua maneira esquiva de lidar com suas próprias afirmações é contrastada à eloquência de seus planos, à tessitura cuidadosa de cada sequência - mesmo que ela seja ridicularizada no momento seguinte. A despeito das diferenças entre crítico e filme, Os Residentes se espatifa no encontro com os olhos e, como o grupo de protagonistas faz com as casas que aparecem ao longo do filme, se instala no imaginário de quem vê, para seguir se multiplicando após o fim da projeção. E isso é algo que o cinema brasileiro - mesmo em seu melhor - não proporcionava há tempos.

Novembro de 2010

editoria@revistacinetica.com.br


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