in loco
Festival do Rio 2006 - Cobertura
diária
Cobrir um festival com quase 400 filmes é um desafio e
tanto - desafio este que se impõe anualmente para todos
os cadernos culturais e sites de cinema entre o Festival do Rio
e a Mostra de São Paulo. Como dar ao leitor as dicas de
programação que ele procura avidamente, sem comprometer
a qualidade da análise crítica buscada? Como permitir
que os redatores se enfiem o máximo possível nos
cinemas, e ainda exigir horas de trabalho tentando dar conta do
que foi visto no dia?
A opção de Cinética é clara: quem
formatará esta cobertura, dia a dia, será o olhar
de cada crítico. Uma passada diária rápida
pela programação, textos de fôlego sobre temas
ou críticas de filmes que o assolem: nenhum destes será
compromisso prévio, e sim resposta natural. Ao leitor,
nossa única e maior promessa: fazer desta revista um espelho
da odisséia de alguns críticos por um festival de
cinema.
Última atualização pós-Festival
Babel, de
Alejandro González Iñarritu
por Cléber Eduardo
Um
Casal Perfeito, de Nobuhiro Suwa
por Cléber Eduardo
Fora
de Jogo, de Jafar Panahi
por Cléber Eduardo
Infância
Roubada, de Gavin Hood
por Cléber Eduardo
Mundo
Novo, de Emanuele Crialese
por Cléber Eduardo
A
Última Noite, de Robert Altman
por Francis Vogner dos Reis
The
Wind That Shakes the Barley, de Ken Loach
por Cléber Eduardo
Dia 5/10
Conexão
Hong Kong (Os Infiltrados, de Scorsese; Exiled,
de Johnnie To)
por Eduardo Valente
A rainha
e as plebéias (A Rainha, de Stephen Frears; Fora
de Jogo, de Jafar Panahi)
por Eduardo Valente
Dia 4/10
Uma
certa tendência do cinema francês (Backstage,
Gabrielle, Os Anjos Exterminadores)
por Eduardo Valente
Lifting
do Coração, de Eliseo Subiela
por Eduardo Valente
Dia 3/10
Proibido
Proibir, de Jorge Durán
por Eduardo Valente
Exiled, de
Johnnie To
por Paulo Santos Lima
Red Road,
de Andrea Arnold
por Cléber Eduardo
Dia 2/10
The Host,
de Bong Joon-ho
por Paulo Santos Lima
Novo
cinema romeno (ou as narrativas do tripé quebrado)
por Cléber Eduardo
Coração
Batendo no Escuro, de Shunichi Nagasaki
por Eduardo Valente
Dia 1/10
Antonia,
de Tata Amaral
por Eduardo Valente
Flandres,
de Bruno Dumont
por Felipe Bragança
Filmar,
hoje, uma criança (Ano em que Meus Pais..., Estamos
Bem...,Laberinto del Fauno)
por Eduardo Valente
Dia
30/09
Juventude em Marcha, de Pedro
Costa, em 3 textos
Meu
amor, eu queria te dar um filme como este
por Felipe Bragança
Os
olhos de Ventura (e Hermila)
por Eduardo Valente
Aleluia,
Pedro Costa!
por Cléber Eduardo
Dia 29/09
Afinal,
para que serve uma vinheta?
por Eduardo Valente
Havana - A Nova Arte de Construir Ruínas, de Florian Borchmeyer
por Cléber Eduardo
Quelques
jours en Septembre, de Santiago Amigorena
por Eduardo Valente
Independentes
americanos, super-produção egípcia
(A Cada Manhã, Admiração Mútua,
Edifício Yacoubian)
por Paulo Santos Lima
Dia
28/09
O Guardião,
de Rodrigo Moreno
por Cléber Eduardo
Breve
vôo pela geografia do cinema (Bamako, Anfitrião
e Convidado, Inimigos do Império)
por Paulo Santos Lima
A
Fórmula de Peter Pan, de Cho Chang-ho
por Cléber Eduardo
Dia
27/09
O
entusiasmo e a apatia: primeiros filmes no Festival (Gianni Amelio,
Majid Majidi)
por Felipe Bragança
Passageiro
- Segredos de Adulto, de Flávio R. Tambellini
por Eduardo Valente
Volver,
de Pedro Almodóvar
por Marcus Mello
O Cheiro
do Ralo, de Heitor Dhalia
por Eduardo Valente
As
Leis de Família, de Daniel Burman
por Cléber Eduardo
Generosidade
e visão de cinema (O Céu de Suely, Onde
a Coruja Dorme)
por Eduardo Valente
Dia
26/09
O Céu
de Suely, de Karim Aïnouz
por Paulo Santos Lima
The
Holy Mountain, de Alejandro Jodorowsky
por Eduardo Valente
Surpresas
no script (Burman, Amelio, Olhe para os Dois Lados)
por Eduardo Valente
Dia
25/09
Carnaval
de Sodoma, de Arturo Ripstein
por Cléber Eduardo
Cinema
com (e sem) assinatura (Makhmalbaf, A Estrada, O Meu
País em Ruínas)
por Paulo Santos Lima
Dia
24/09
Caparaó,
de Flavio Frederico
por Cléber Eduardo
Percurso
de Acidente
por Eduardo Valente
Notas no
Festival: Sidneys
(Pollack e Lumet), Man Push Cart, Aronofsky
por Pedro Butcher
Primeiras
imagens na mão (Frank Gehry, Verão em
Berlim, A Ruptura, TV Junkie)
por Paulo Santos Lima
Segundo
dia: Makhmalbaf, um pastel, A Estrada, Homem-filme
por Cléber Eduardo
Dia
23/09
Primeiro
dia no Festival: Man Push Cart; três mortes em cena
(Ruído, A Ponte, Les filles...)
por Cléber Eduardo
Os 12
Trabalhos, de Ricardo Elias
por Eduardo Valente
A imagem
e os mistérios (Jonestown, Sexta-Feira)
por Eduardo Valente
Dia
22/09
1972, de
José Emilio Rondeau
por Eduardo Valente
Iraque,
Ripstein, irmãos canadenses
por Eduardo Valente
Dia
21/09
Dália
Negra, de Brian De Palma
por Eduardo Valente
Dia
20/09
A Ponte,
de Eric Steel
por Eduardo Valente
Antes
do Festival: dicas e expectativas
por Eduardo Valente
editoria@revistacinetica.com.br
|