in loco
Festival do Rio 2006 - Cobertura diária

Cobrir um festival com quase 400 filmes é um desafio e tanto - desafio este que se impõe anualmente para todos os cadernos culturais e sites de cinema entre o Festival do Rio e a Mostra de São Paulo. Como dar ao leitor as dicas de programação que ele procura avidamente, sem comprometer a qualidade da análise crítica buscada? Como permitir que os redatores se enfiem o máximo possível nos cinemas, e ainda exigir horas de trabalho tentando dar conta do que foi visto no dia?
A opção de Cinética é clara: quem formatará esta cobertura, dia a dia, será o olhar de cada crítico. Uma passada diária rápida pela programação, textos de fôlego sobre temas ou críticas de filmes que o assolem: nenhum destes será compromisso prévio, e sim resposta natural. Ao leitor, nossa única e maior promessa: fazer desta revista um espelho da odisséia de alguns críticos por um festival de cinema.

Última atualização pós-Festival
Babel, de Alejandro González Iñarritu
por Cléber Eduardo

Um Casal Perfeito, de Nobuhiro Suwa
por Cléber Eduardo

Fora de Jogo, de Jafar Panahi
por Cléber Eduardo

Infância Roubada, de Gavin Hood
por Cléber Eduardo

Mundo Novo, de Emanuele Crialese
por Cléber Eduardo

A Última Noite, de Robert Altman
por Francis Vogner dos Reis

The Wind That Shakes the Barley, de Ken Loach
por Cléber Eduardo

Dia 5/10
Conexão Hong Kong (Os Infiltrados, de Scorsese; Exiled, de Johnnie To)
por Eduardo Valente

A rainha e as plebéias (A Rainha, de Stephen Frears; Fora de Jogo, de Jafar Panahi)
por Eduardo Valente

Dia 4/10
Uma certa tendência do cinema francês (Backstage, Gabrielle, Os Anjos Exterminadores)
por Eduardo Valente

Lifting do Coração, de Eliseo Subiela
por Eduardo Valente

Dia 3/10
Proibido Proibir, de Jorge Durán
por Eduardo Valente

Exiled, de Johnnie To
por Paulo Santos Lima

Red Road, de Andrea Arnold
por Cléber Eduardo

Dia 2/10
The Host, de Bong Joon-ho
por Paulo Santos Lima

Novo cinema romeno (ou as narrativas do tripé quebrado)
por Cléber Eduardo

Coração Batendo no Escuro, de Shunichi Nagasaki
por Eduardo Valente

Dia 1/10
Antonia, de Tata Amaral
por Eduardo Valente

Flandres, de Bruno Dumont
por Felipe Bragança

Filmar, hoje, uma criança (Ano em que Meus Pais..., Estamos Bem...,Laberinto del Fauno)
por Eduardo Valente

Dia 30/09
Juventude em Marcha, de Pedro Costa, em 3 textos

Meu amor, eu queria te dar um filme como este
por Felipe Bragança

Os olhos de Ventura (e Hermila)
por Eduardo Valente

Aleluia, Pedro Costa!
por Cléber Eduardo

Dia 29/09
Afinal, para que serve uma vinheta?
por Eduardo Valente

Havana - A Nova Arte de Construir Ruínas, de Florian Borchmeyer

por Cléber Eduardo

Quelques jours en Septembre, de Santiago Amigorena
por Eduardo Valente

Independentes americanos, super-produção egípcia
(A Cada Manhã, Admiração Mútua, Edifício Yacoubian)

por Paulo Santos Lima

Dia 28/09
O Guardião, de Rodrigo Moreno
por Cléber Eduardo

Breve vôo pela geografia do cinema (Bamako, Anfitrião e Convidado, Inimigos do Império)
por Paulo Santos Lima

A Fórmula de Peter Pan, de Cho Chang-ho
por Cléber Eduardo

Dia 27/09
O entusiasmo e a apatia: primeiros filmes no Festival (Gianni Amelio, Majid Majidi)
por Felipe Bragança

Passageiro - Segredos de Adulto, de Flávio R. Tambellini
por Eduardo Valente

Volver, de Pedro Almodóvar
por Marcus Mello

O Cheiro do Ralo, de Heitor Dhalia
por Eduardo Valente

As Leis de Família, de Daniel Burman
por Cléber Eduardo

Generosidade e visão de cinema (O Céu de Suely, Onde a Coruja Dorme)
por Eduardo Valente

Dia 26/09
O Céu de Suely, de Karim Aïnouz
por Paulo Santos Lima

The Holy Mountain, de Alejandro Jodorowsky
por Eduardo Valente

Surpresas no script (Burman, Amelio, Olhe para os Dois Lados)
por Eduardo Valente

Dia 25/09
Carnaval de Sodoma, de Arturo Ripstein
por Cléber Eduardo

Cinema com (e sem) assinatura (Makhmalbaf, A Estrada, O Meu País em Ruínas)
por Paulo Santos Lima

Dia 24/09
Caparaó, de Flavio Frederico
por Cléber Eduardo

Percurso de Acidente
por Eduardo Valente

Notas no Festival: Sidneys (Pollack e Lumet), Man Push Cart, Aronofsky
por Pedro Butcher

Primeiras imagens na mão (Frank Gehry, Verão em Berlim, A Ruptura, TV Junkie)
por Paulo Santos Lima

Segundo dia: Makhmalbaf, um pastel, A Estrada, Homem-filme
por Cléber Eduardo

Dia 23/09
Primeiro dia no Festival: Man Push Cart; três mortes em cena (Ruído, A Ponte, Les filles...)
por Cléber Eduardo

Os 12 Trabalhos, de Ricardo Elias
por Eduardo Valente

A imagem e os mistérios (Jonestown, Sexta-Feira)
por Eduardo Valente

Dia 22/09
1972, de José Emilio Rondeau
por Eduardo Valente

Iraque, Ripstein, irmãos canadenses
por Eduardo Valente

Dia 21/09
Dália Negra, de Brian De Palma
por Eduardo Valente

Dia 20/09
A Ponte, de Eric Steel
por Eduardo Valente

Antes do Festival: dicas e expectativas
por Eduardo Valente


editoria@revistacinetica.com.br


« Volta