in loco - II semana dos realizadores
Laura,
de Fellipe Barbosa (Brasil/EUA, 2010)
por Fábio Andrade
Às
bordas da modernidade
É inevitável que, enquanto assistimos a Laura,
sejamos confrontados com o quão alinhado o filme se mostra a uma
série de tendências recentes do documentário brasileiro. A primeira
evidência está em seu título: Laura é um filme de personagem,
e nisso ele cumpre muito do que se fez comum nesse nicho do documentário
brasileiro. Laura, a protagonista, é uma mulher exuberante, profundamente
conectada à sua performance e imagem, que vive uma vida igualmente
excepcional e decadente, frequentando as festas estelares de Nova
York com uma elegância incondizente à pilha de tranqueiras que
toma todo seu apartamento. Laura é, portanto, um filme
que afirma as maravilhas do indecifrável – ou, mais que isso,
o valoriza.
Mas há, também, uma segunda tendência que o filme
abraça, que decorre da primeira. Como Laura é uma mulher consciente
de sua presença cênica, é inevitável que o filme se torne um pequeno
embate entre documentarista e personagem, transformando a cena
em uma espécie de cabo-de-guerra presencial. Por conta disso,
é natural que Laura se coloque nessa fronteira entre o
documentário e a encenação – fronteira que, no cinema brasileiro,
hoje parece mais habitada do que os dois lados que ela pretendia
conectar (ou dividir, dependendo de quem olha). Com isso, Laura
se junta ao grupo difuso do qual também fazem parte Moscou;
Santiago; Pacific; Chantal Akerman, de Cá;
Serras da Desordem; Avenida Brasília Formosa – filmes
que, tão radicalmente diferentes entre si, são amontoados nessa
areia movediça que quebra e reafirma o engodo (por vezes os embaralhando),
e que alimenta discussões infindas sobre uma questão que, se não
for de todo falsa, decerto não é nova: são filmes brasileiros
que nos lembram, enfim, o que é o cinema moderno.
Laura não é tanto um filme moderno, quanto um filme que muitas vezes deseja
ser moderno. Quando esse desejo se torna maior que seu lastro,
o filme se perde na gratuidade que tanto caracteriza a modernidade:
uma cena se repete avisando graficamente que há um take 2,
mesmo que os dois takes pareçam estar no filme apenas para
afirmar essa revelação. Não sabemos se o take 2 foi solicitado
pelo diretor ou pela personagem; não há dimensão de crise. O take
2 representa apenas a necessidade de afirmar a sua própria
existência, como o convidado indesejado que, não bastasse estar
presente, faz questão de o tempo todo gritar que está ali. É um
recurso que – mesmo não recorrente ao longo do filme – ressalta
essa vontade barroca de se revelar, mesmo que a revelação àquela
altura já seja absolutamente desnecessária, e não traga nada que
reconfigure o filme.
Mas Laura, por outro lado, é uma personagem indubitavelmente
moderna – algo expresso não só por sua consciência de imagem,
mas também nesse luxo decadente que ela decidiu encarnar para
o mundo. Nos momentos em que a câmera se coloca simplesmente no
caminho dessa personagem, aí sim temos um jogo de atração e repulsa
bastante forte que sustenta o filme com visível firmeza. Quando
Laura diz, por telefone, ter perdido a confiança no diretor; ou
quando ela o enfrenta por estar querendo criar cenas que ela não
acredita representarem-na com justeza, Laura cresce muito
– mesmo que seja pela mundana curiosidade de se ver aonde aquela
ruidosa relação pode ir, e a que ponto essa tensão poderá ser
esticada sem que o rompimento seja inevitável. Nesse suspense
desinteressado que fricciona forma e matéria, Laura consegue
ser, de fato, um filme moderno.
Setembro de 2010
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