I Prêmio Jairo Ferreira - para os destaques de 2006

Foi realizado na segunda-feira, 12 de março, o I PRÊMIO JAIRO FERREIRA, no Cinesesc (SP). O prêmio é uma iniciativa conjunta dos editores e redatores de cinco revistas de cinema brasileiras: as eletrônicas Cinequanon, Cinética e Contracampo; e as impressas Paisà e Teorema. São revistas que possuem laços fortes de amizade e trabalho, empenhadas em fazer da crítica de cinema antes de tudo um exercício de paixão.

A iniciativa presta homenagem ao crítico Jairo Ferreira - autor, entre outros, do livro Cinema de Invenção e do filme O Vampiro da Cinemateca. Jairo primou pela paixão de e em seus textos, sempre a valorizar o estilo e a inventividade dos diretores, com um tipo de linguagem livre que deixou de ser aceita na imprensa. Ele e seu espírito crítico vêm servindo de inspiração direta e constante para o trabalho dessas revistas, que se caracterizam pela não remuneração e a desvinculação de empresas. Jairo foi coordenador de cineclube (Dom Vital) nos anos 1960 e escreveu nos jornais São Paulo Shinbum (1966-1972) e Folha de S. Paulo (1976-1980). Foi colaborador das revistas Cisco e Filme Cultura, e dos jornais Cine Imaginário, Jornal da Tarde e O Estado de S. Paulo.

O Prêmio elegeuos melhores a partir de uma lista de indicados previamente apurada, nas seguintes categorias (os ganhadores estão em negrito):

Melhor Longa Brasileiro
Concorriam às indicações todos os filmes com primeira exibição em SP ou RJ ao longo de 2006.

Os indicados:
O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger
O Céu de Suely, de Karim Aïnouz
A Concepção, de José Eduardo Belmonte
Eu Me Lembro, de Edgard Navarro
Serras da Desordem, de Andrea Tonacci


Melhor Lançamento em Cinema
Concorriam às indicações todos os filmes realizados após 2004, que tenham 2006 como ano de seu primeiro lançamento comercial em cinema no Brasil.

Os indicados:
2046, de Wong Kar-wai (Pandora)
Amantes Constantes, de Philippe Garrel (Imovision)
A Dama na Água, de M. Night Shyamalan (Warner)
Miami Vice, de Michael Mann (UIP-Paramount)
O Novo Mundo, de Terence Malick (Playarte)
O Plano Perfeito, de Spike Lee (UIP-Paramount)


Melhor Lançamento em DVD
Concorriam às indicações todos os lançamentos em DVD de 2006 - levando-se em conta a qualidade das edições e complementos, e a originalidade e/ou relevância do lançamento.

Os indicados:
Eu, um Negro, de Jean Rouch (Videofilmes)
Mestres do Horror, de vários diretores (Paris)
Rastros do Odio (Edição Especial), de John Ford (Warner)
Sarabanda, de Ingmar Bergman (Columbia)
Terra em Transe (Edição Restaurada), de Glauber Rocha (Versátil)


Melhor Mostra de Audiovisual
Concorriam às indicações mostras realizadas no Rio de Janeiro e/ou São Paulo em 2006, valendo apenas menções a eventos de freqüência não-regular e/ou única.

As indicadas:
Agnès Varda: O Movimento Perpétuo do Olhar (CCBB-SP, Odeon BR-RJ, CCBB-DF - curadoria e produção: Cristian Borges, Gabriela Campos, Ines Aisengart)
O Cinema Que Reinventa a Política (Reserva Cultural-SP, CineMaison-RJ, Salle Le Corbusier -DF, Sesc da Esquina-Curitiba, Usiminas Belas Artes-BH; curadoria: Cahiers du Cinéma - Jean-Michel Frodon; produção: Embaixada da França)
Faces de John Cassavetes (CCBB-RJ - curadoria: Joel Pizzini; produção: Samantha Ribeiro e Sara e Paloma Rocha)
As Muitas Faces de Jece Valadão (CCBB-RJ - curadoria: Fernando Veríssimo; produção: Mario Azen)
Nam June Paik (Oi Futuro-RJ - curadoria: Nelson Hoineff e Newton Cannito; produção: Juliane Leite)


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