Cilada.com, de José Alvarenga Jr. (Brasil, 2011)
por Pedro Henrique Ferreira

CiladaPopular?

Recentemente, a vontade de se engendrar uma indústria cinematográfica brasileira que se aproxime do público é deveras evidente por um certo filão do cinema nacional, o qual Cilada.com adentra como exemplo elementar. Uma empreitada tão nobre, de suma importância em um país onde grande parcela da produção contemporânea ainda não se faz auto-sustentável, luta por apoios governamentais, encontra algum eco num circuito fechadíssimo no exterior e mantêm grande parte das salas de exibição esvaziadas, termina esbarrando em seu próprio corpo de modo tão gritante, pondo a perder toda a elegância de sua meta.

Com o longa-metragem dirigido por José Alvarenga Jr., roteirizado e encenado por Bruno Mazzeo, tem-se em mãos mais uma adaptação televisiva, inspirada na série homônima, que deixou de fazer aquilo que denomina o próprio exercício: adaptar. A brincadeira barata e despretensiosa de Cilada.com não sairia tão cara se nela, junto a outros filmes como Os Normais, A Grande Família - O filme, ou Se eu fosse você 2, não se tornasse evidente o quanto este projeto de indústria é na realidade uma forma de transformar a arte cinematográfica em arte televisiva, ocupando o espaço da sala escura com algo que não pertence a ela. Assim, estende-se a duração de um episódio da série, tal qual fosse um "especial de natal", mantendo não apenas os padrões estéticos e formais, mas também o posicionamento ideológico, a realidade que ele nos transmite e a partilha política à qual adere justamente no mesmo âmbito de um projeto midiático tão típico das emissoras nacionais.

CiladaOs temas sérios e tabus (a internet en passant ou a egolatria do personagem de Mazzeo que se resolve com uma declaração de amor fajuta) que propõe abordar são imediatamente dispersados em favor da manutenção de um ritmo narrativo irredutivelmente acelerado e uma metralhadora de piadas médias, velhas conhecidas nossas, que escondem a fraqueza de sua estrutura interna, de sua possibilidade de ofertar um pouco mais do que algo pra sanar o tédio. A encenação vem repleta de signos televisivos e engendra personagens estereotipados, espelhos de classes sociais ou figurinhas típicas investigadas somente na superfície, que não exigem do espectador compreensão ou maturação.

O que salta aos olhos de maneira ostensiva é o desleixo em se pensar o gesto de adaptar e adequar o formato da telinha para as salas de cinema. Isto, mais uma vez, só evidencia a grande preguiça que há em se pensar adequadamente como se formar um cinema de uma verdadeira matriz popular no país. A matemática aqui soa demasiadamente simples: o termo popular é entendido como "o que o público quer ver". O público brasileiro deseja a televisão, e com ela consegue se relacionar. Por que não transmitir justamente o mesmo projeto estético, realizado com os mesmos recursos, mecanismos narrativos, atores e realizadores, trabalhados sob um mesmo regime moral para ocupar um outro espaço de produção e exibição? Frente ao panorama que uma obra como Cilada.com nos permite entrever, não seria equivocado se pedir uma reavaliação (e resgate) do lugar da sala da exibição e sua função social, tanto quanto desta definição paralizante que o cinema comercial nacional dá ao termo "popular" na atualidade.

Julho de 2011

editoria@revistacinetica.com.br


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