CINÉTICA entre 2006 e 2012 foi dividida em quatro seções, cada uma delas sub-dividida em outras sub-seções. As seções desenhavam um determinado recorte de aproximação com os materiais audiovisuais, enquanto as sub-seções indicam formatos ou temas dentro destes recortes.

INTER-SEÇÃO
espaço onde o site se comunicava diretamente com o meio cinematográfico através de entrevistas, trocas de e-mail com diretores, técnicos, produtores, e visitas a sets, ilhas de edição, salas de cinema, estúdio de cinema e onde mais se faz o audiovisual brasileiro. É o espaço de curto-circuito entre críticos-analistas e os realizadores – curto-circuito este que não se deseja incendiário e sim energizante. Suas sub-seções:

Olho no olho – Transcreve entrevistas feitas entre os membros da redação do site e os mais diferentes membros da indústria do audiovisual brasileiro. Uma só definição de quem NÃO se entrevista: cineastas em épocas de lançamento de seus filmes, porque estes dão sempre a mesma entrevista (como jogadores de futebol no intervalo) – o que é até natural tendo em vista a batelada de declarações que precisam dar sobre um mesmo trabalho;

Em Processo – Interessados em conversar ou participar criticamente do processo de realização das obras audiovisuais, os redatores do site conversam com os realizadores em pleno processo de feitura de seus trabalho. Entender COMO se faz, e não só o quê se faz;

Visita Guiada – Visitar sets, ilhas de edição, estúdios, laboratórios, produtoras. Nos locais onde o cinema é feito, ele também pode (e deve) ser discutido.


OLHARES
textos reflexivos sobre temas variados que vão da redescoberta de filmes clássicos ao universo dos video-games e da TV. Todas as mais distintas aproximações são possíveis, porque inúmeros são os objetos. Em comum apenas a certeza de que estamos mais interessados nas dúvidas, nos questionamentos, do que nos vaticínios. Nada mais e nada menos do que isso: nossos olhares. Suas sub-seções:

Ensaios – definição a mais abrangente possível: pensamentos que surgem sobre os mais variados temas que interessem aos redatores – sem limites de criatividade nem de associação para escolherem seus assuntos;

Em Primeira Pessoa– espaço aberto aos redatores para exporem seus pensamentos sobre o audiovisual e sua relação com eles de maneira personalíssima - quase confessional;

Eletrônica – a TV, maior produtora de audiovisual do mundo. Sua linguagem, seu público, suas políticas, pedem um olhar específico, que até se assemelha, mas não se confunde com o do cinema;

In loco – Festivais de cinema pelo mundo, ou pelo Brasil. Nestes sempre instigantes dias em que todos à sua volta parecem respirar cinema, é inevitável que as idéias fervilhem;

Histórias do Cinema Brasileiro – Por que não existe apenas uma História... Dos documentos, dos textos antigos, da pesquisa, ressurgem (ou surgem pela primeira vez) os mais inesperados traços do passado que foi montando a trança narrativa do cinema nacional;

Admirável Mundo Novo – a cada dia parece surgir uma nova tecnologia de produção e difusão de imagens. Entre os modernos videogames, a Internet e os celulares, muitas perguntas – mas muitas idéias também . Tentar entender o mundo à sua volta, enquanto ele acontece – movimento essencial;

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Bloco de notas – todas aquelas idéias ainda em formação ou que nasceram para ser apenas isso mesmo: pequenas idéias. Aqui se anota para se retomar mais tarde, ou para não se deixar passar em branco.


EM CARTAZ
embora o título da seção não peça explicações, cabem duas: o compromisso de se esforçar ao máximo para responder a todos os filmes brasileiros lançados em circuito, e a falta de compromisso em cobrir obrigatoriamente tudo o que está sendo exibido, guardando as energias criativas para os filmes que realmente as provocarem;

TROCANDO IDÉIAS
focada no contato direto com o leitor e com os outros sites de crítica, além dos temas e questões que ultrapassem o cinema. Sub-seções:

Cartas dos Leitores – incentivamos muito o envio de cartas para a redação: críticas ao site, perguntas, elogios, vale tudo: acima de tudo o que importa é estabelecer um diálogo com os textos aqui publicados;

Pariscópio – direto da capital mundial do cinema, nossos enviados Leonardo Sette, André Brasil e Cezar Migliorin dividem com o leitor (e conosco) as experiências que só a rotina cinematográfica da capital francesa, símbolo maior da cinefilia, permite viver;

Diário da Redação – Transcrição de conversas por email entre os editores e redatores, que deixem transparecer como a revista é feita, como suas opções são tomadas e várias das questões que são discutidas no processo;

Conexão Crítica – coluna que passeia pelo que de mais interessante exista sobre crítica cinematográfica e cinema na web (e também fora dela), buscando um diálogo entre o nosso olhar e o dos outros que escrevem sobre cinema.



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