in loco - cobertura dos festivais
Finisterrae, de Sergio Caballero (Espanha, 2011)
por Filipe Furtado
Uma
prisão de imagens
Dois
homens vestidos de fantasmas fazem o caminho para Santiago de
Compostela - nos intervalos, conversam em russo e engajam em formas
de humor físico. Beckett pelas vias de Monty Python. Finisterrae
foi um dos três grandes vencedores do Festival de Roterdã
deste ano. É com este dado que o filme inevitavelmente
se apresenta agora à maioria do público cinéfilo,
e é o tipo de referendo que o estreante cineasta catalão
Sergio Caballero parece buscar.
Caballero, um dos criadores do festival
de música de vanguarda espanhol Sónar, não
é exatamente um homem de cinema - e, a despeito de valorosos
esforços do fotógrafo Eduard Grau, Finisterrae
nunca consegue fugir disso. Épuro conceito, um filme que
parece todo imaginado antes que o primeiro plano fosse rodado
– algo curioso para uma obra que busca tanto se afirmar
como um filme livre. E desta prisão, Finisterrae
jamais se livrará. A imagem daqueles duas figuras
vestidas com cobertas brancas é curiosa por alguns minutos,
mas logo se esgotam.
A aposta de levar ao limite o absurdo da situação,
e expo-lo sempre de forma mais concreta possível, lembra
muito o cinema do Albert Serra. O cineasta catalão é
provavelmente mesmo a maior referência (Grau fotografou
Honra de Cavalaria), mas enquanto para Serra toda a “inocência”
das situações sugere um olhar direto e nada pré-formatado
(pensemos no tom franciscano imposto à história
dos reis magos em O Canto dos Pássaros), o efeito
em Finisterrae é exatamente o oposto. É
a diferença entre um olhar e uma idéia: Caballero
quer sugerir um filme livre e é justamente o que ele faz:
sugerir. Nesse sentido, é muito relevante que Finisterrae
chegue até nós com a chancela do Festival Roterdã
(que segue o mais próximo de um festival alternativo oficial
da Europa); com todo esforço de Sergio Caballero, sua prisão
de imagens não deixa de ser um retrato perfeito do cinema
de arte enquanto produto idiossincrático.
Outubro de 2011
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