edição especial curtas brasileiros 2009
Instantâneos de um pretérito imperfeito
por Luiz Soares Júnior

Flash Happy Society, de Guto Parente (Ceará, 2009)


Em Flash Happy Society assistimos a uma festa, num plano geral que é interditado por flashs paralisadores, castradores da duração. Stills, instantâneos: a câmera é uma máquina de seviciar o tempo? De não apenas enquadrá-lo- delimitá-lo, revolvê-lo, torná-lo sinuoso, tridimensionalizá-lo, como nos experimentos de Resnais e Duras, mas igualmente de escravizá-lo ao seu bel prazer?


Barthes, em A câmara clara, livro sobre a fotografia, analisa a foto de Lewis Payne, conspirador no assassinato de W.H. Seward, Secretário de Estado americano, em 1865, fotografado na prisão poucos dias antes de morrer. Releiamos: “O punctum é: ele vai morrer. Eu, ao mesmo tempo, leio: isto será e foi; observo com horror um futuro anterior no qual a morte já está em jogo”. Em Flash Happy Society, não se trata de um indivíduo, mas de uma comunidade de indivíduos: daí a serialização do “punctum”, o caráter “em série” da máquina de flashs, que transformam a celebração num registro médico-legal deste futuro anterior, desta morte anunciada que se inscreve como a “aura destrutiva” da fotografia – mas que, até certo ponto, no cinema é anulada pelo líquido amniótico do tempo, que preserva a vitalidade da presença.

Em Flash Happy Society, porém, os domínios se confundem: os personagens são engolfados, progressiva e fatalmente pela escuridão, pelo intervalo entre um flash e um outro, entre um átomo de tempo e outro; são transformados (como o jovem e belo Lewis Payne, descrito por Barthes) em fantasmas avant la lettre: alucinações, projeções, irisações da matéria pela luz e pelo tempo intermitente; a(s) duração(ões) do cinema violentada(s) pelo flash da fotografia.
Flash Happy Society
: um filme de terror estruturalista?

Janeiro de 2010

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