Piaf - Um Hino ao Amor (La Môme),
de Olivier Dahan (França/Inglaterra/República Tcheca, 2007)
por Leonardo Mecchi

Filme de atriz

Piaf – Um Hino ao Amor não foge muito da estrutura da maior parte dos filmes biográficos que tem inundado as salas de cinema nos últimos anos: uma espécie de best of da vida de Edith Piaf (com direito a manchetes de jornal indicando a passagem do tempo e tudo o mais), indo de sua criação num prostíbulo quando criança, passando por sua descoberta nos cabarés parisienses, até chegar à fama internacional e à saúde debilitada que põe fim à sua carreira e à sua vida (e a direção de arte nas reconstituições dessas diversas épocas é uma das melhores coisas do filme).

Estamos diante de uma personagem maior que a vida, uma Piaf mítica, predestinada ao sucesso, à solidão e ao sofrimento, uma Piaf que é curada por milagre de uma cegueira e tem epifanias com Santa Theresa. O filme assume essa mitificação de Piaf como parte de sua estrutura – trata-se, afinal, de um dos grandes monumentos da cultura francesa –, mas não renega sua personalidade difícil, sua carência ou sua dependência à morfina, no que Piaf se diferencia, por exemplo, de versões brasileiras recentes de biopic musicais, como Cazuza ou o docudrama global sobre Elis Regina exibido no começo do ano, onde as deficiências de seus retratados foram devidamente higienizadas para o gosto do público médio. Da mesma forma, o filme não se pretende um retrato totalizante e definitivo da vida de Edith Piaf, e sua edição não-cronológica, repleta de (por vezes excessivos) flashbacks e flashforwards, confirma esse retrato parcial, fragmentado, subjetivo e incompleto daquela vida.

Mas se há uma razão de ser para o filme, algo que compense seu excesso de sentimentalismo e sua duração por vezes longa demais, é mesmo a atuação de Marion Cotillard. Mais do que interpretar, ela somatiza Edith Piaf, num trabalho de corpo e gestos que trazem a cantora francesa à vida na tela de maneira impressionante e surpreendente. É nessa interpretação de Cotillard que reside o grande trunfo do filme.

Fevereiro-Outubro de 2007

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